Webinar: Boas Práticas para Dados na Web: Desafios e Benefícios

Webinar Details

Title
Boas Práticas para Dados na Web: Desafios e Benefícios
Date & Time
30 Mar 17 00:00 UTC
Language
Português
Recording
YouTube
Slides

Existe um interesse crescente na publicação e consumo de dados na Web. Organizações governamentais e não-governamentais já disponibilizam uma variedade de dados na Web, alguns abertos, outros com restrições de acesso, abrangendo diversos domínios como educação, economia, segurança, patrimônio cultural, eCommerce e dados científicos. Desenvolvedores, jornalistas e outras pessoas manipulam esses dados para criar visualizações e realizar análises de dados. A experiência neste tema revela que é necessário abordar várias questões importantes a fim de satisfazer os requisitos tanto dos publicadores como dos consumidores de dados. Neste webinar discutiremos os principais desafios enfrentados pelos publicadores e consumidores de dados ao compartilharem dados na Web. Também introduziremos o conjunto de Boas Práticas, propostas pelo W3C, para enfrentar esses desafios. Finalmente, discutiremos os benefícios de envolver os publicadores de dados na utilização das Boas Práticas, bem como melhorar a forma que os conjuntos de dados são disponibilizados na Web.

Presenters

  • Bernadette Farias Lóscio

    Bernadette Farias Lóscio possui Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Atuou como Professora Adjunto na Universidade Federal do Ceará e fez pós-doutorado na Universidade de Manchester. Desde 2010, é Professora Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Nos últimos anos, prestou consultoria para o W3C Brasil e para a Prefeitura da Cidade de Recife em projetos na área de Dados Abertos. É uma das editoras do Data on the Web Best Practices, uma recomendação do World Wide Web Consortium (W3C), que oferece boas práticas relacionadas à publicação e ao uso dos dados na Web. Tem como principais áreas de interesse: Dados na Web, Dados Abertos, Web Semântica, Integração de Dados, Web das Coisas e Big Data.

  • Caroline Burle dos Santos Guimarães

    Caroline Burle dos Santos Guimarães é responsável pelas Relações Institucionais do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) e do W3C Brasil. É especialista em Negociação pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Relações Internacionais pelo San Tiago Dantas. É integrante do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais e Fellow do Programa da OEA de Governo Aberto nas Américas. É uma das editoras do documento do W3C Data on the Web Best Practices. Pesquisa sobre governo aberto, relações internacionais e política externa, com experiência na atuação de governos subnacionais, na área de Web, dados abertos e governança da Internet.

  • Newton Calegari

    Newton Calegari possui bacharelado em Ciência da Computação e mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É líder de projetos no Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do NIC.br (Ceweb.br) e no escritório do W3C Brasil. É um dos editores da recomendação W3C Data on the Web Best Practices. Pesquisa e atua na área de Web Semântica, Open Web Platform, padronização e tecnologias emergentes para Web.